::Critica a Mente::

domingo, outubro 24, 2004

[0034] Pois..

Eu era tímido por natureza; mas a minha timidez era ainda maior devido à convicção de que era feio. Estou convencido de que nada tem tanta influência na maneira de pensar de um homem como o seu aspecto físico, não o aspecto propriamente dito, mas sim a sua convicção de que é atraente ou feio.
Eu tinha demasiado amor-próprio para me resignar à minha situação e, para me consolar, fiz o mesmo que a raposa que se convenceu a si própria de que as uvas estavam verdes, isto é, tentei desprezar todos os prazeres proporcionados pela beleza que me pareciam ter calhado em sorte a Volódia e que eu lhe invejava de todo o coração, e utilizei todos os poderes da minha mente e imaginação para encontrar prazer na minha altiva solidão.

[ León Tolstoi, do livro «Infância, Adolescência e Juventude» ]